4 de novembro de 2011

Curiosidades do Queijo..

Há indícios que por volta de 12.000 a.C. o homem aprendeu a domesticar mamíferos...Daí, descobriu que esses animais se alimentavam da mesma forma que ele...Dessa forma o homem conheceu o leite de outros animais como alimento humano...e...voilá: o queijo veio ao mundo!!!

Como nada "entendedora" de queijos que eu sou, fui pesquisar (livro "Queijos do campo à mesa" - by Jair Jorge Leandro) um pouco a respeito deste derivado do leite que faz tanto sucesso...E na verdade, o que eu descobri não foi pouca coisa, o queijo é um alimento muito completo que tem até classificações hierárquicas aqui no Brasil...

Vocês sabiam que o queijo, o mais antigo alimento elaborado que o homem conheceu, só chegou no Brasil em meados do século 18? Pois é, mas desde então, brasileiros, imigrantes e importadores tem criado, aprimorado e introduzido diversas variedades de queijos no nosso país...
Hoje, no Brasil, existem:
Queijos mais comuns: prato, minas, mussarela, parmesão comum, provolone comum...
Queijos processados: Requeijão, Polenghinho...
Queijos especiais: Brie, Camembert, Port-Salut, Saint-Paulin, Gorgonzola...etc etc...
Sem contar que o brasileiro e seus antecessores criaram receitinhas deliciosas e hoje super comuns no nosso cardápio né? Tem alguma coisa melhor que um pãozinho de queijo quentinho no café da manhã?? hmmm!! E aquela receita de biscoitão de queijo bem antiiigggaa que só a vovó sabe fazer?
A variedade é tanta que a gente fica perdido entre tantos aromas e sabores...
Mas, um que eu amo de paixão, e que é super fácil de achar por aí é o queijo grana...
O que a gente tem aqui na loja é o Grana Padano da Gran Formaggio...O que eu acho que faz ele mais gostoso e especial é que, depois de 12 meses de maturação e passar por vários processos artesanais e tecnológicos, o granulado dele fica bem acentuado, e quando você degusta ele dá pra sentir os graozinhos na sua boca!! É tudo de bom!!!
E é claro, o vinho!! Agente sabe que o vinho harmoniza com muita coisa...mas, não tem nenhum outro alimento que acompanha melhor um bom vinho do que um bom queijo...como disse o Jair Leandro.."embora diferentes em muitos pontos, o queijo e o vinho guardam estreitas similaridades: ambos são milenares, ambos provêm da natureza. Um, do reino animal; o outro do reino vegetal. Representam a convivência harmoniosa do homem com a natureza..." (adorei!!!!)
Bom, um dos assuntos que o livro dos queijos aborda é a seguinte polêmica: qual o melhor vinho para determinado queijo? Este livro dá várias combinações de vinhos. E, para acompanhar o Grana ele sugere Châteauneuf-du-Pape, Barolo, Lambrusco, Padanogrignolino Monferrato Casalese...
Eu, como já falei, apesar não muito entendida de queijos, recomendo o queijo Grana com o Mundvs Cabernet Sauvignon da Casa Valduga...acho que fica uma deliciiiaaaa!!
Passa lá na DiVino Brasil, e leve sua combinação favorita!!!
Buffet de Queijos da Churrascaria UaiTche, ao lado da DiVino Brasil!
Tim-tim!!!!!!!


Patty Cestari

Nenhum comentário:

Postar um comentário