18 de outubro de 2010

Vinho: Benefícios cardiovasculares


"É expressivo o número de evidências acerca das propriedades benéficas do vinho tinto para a saúde humana, particularmente para o sistema cardiovascular. Estudos recentescomprovaram que certas substâncias presentes no vinho, os compostos fenólicos, possuem atividade antioxidante, inibindo a oxidação do LDL-colesterol e, portanto inibindo o desenvolvimento de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares (DVC).

Além da ação antioxidante, mecanismos anti-plaquetários, anti- inflamatórios e vasodilatadores também foram atribuídos aos compostos fenólicos, que é considerado maior nos tintos. Outro ingrediente presente no vinho -o etanol- reforça a proteção cardiovascular. Segundo estudos, o etanol eleva os níveis sanguíneos de HDL- colesterol. Entretanto, por ser uma bebida alcoólica, é importante ressaltar que vinho deve ser consumido com moderação, sendo que o consumo excessivo passa a ser fator de risco para DVC e outras doenças.

Apesar de não existir consenso sobre a definição de consumo moderado de álcool, pode-se considerar a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 30g de álcool /dia. Assim pode-se dizer que o consumo de 300ml vinho tinto (1 taça/dia), ofereceproteção ao sistema cardiovascular por meio de diversos mecanismos fisiológicos."

Referência: ISHIMOTO, E.Y; FERRARI, C.K.B., E.A.F.S. Vinho: aspectos culturais, composiçao química e benefícios cardiovasculares. Nutrire: rev. soc. alim. nutr.=J. Brazilian Soc. Food Nutr., SP, v.31, n.3, p.127-141, dez. 2006

Um comentário:

  1. Achei otimo saber que o vinho previne acidentes cardio-vasculares. Na minha casa nao faltara mais vinho!

    ResponderExcluir