31 de julho de 2009

Vinho e saúde - novas pesquisas

O médico Jairo Monson de Souza Filho é conhecido no mundo do vinho por estudar suas propriedades em benefício à saúde de quem consome a bebida moderadamente.
Em edição recente do Jornal Bon Vivant (julho/2009), o médico apresentou alguns importantes resultados de pesquisas recentes realizadas em universidades de todo o mundo.
.
- Em maio deste ano, em Chicago, por ocasião do Digestive Disease Week 2009, foi divulgado um estudo realizado em 25.639 homens e mulheres, cujo resultado indicou que as pessoas que bebiam quantidades moderadas de vinho (média de 175 ml diários) tinham um risco relativo 32% menos de desenvolver cálculos biliares.
.
- Um médico da Harvard School of Public Health (EUA) conduziu dois estudos que analisam o consumo de bebidas e a formação de cálculos urinários. O estudo foi realizado com mais de 81.000 pessoas. Dos 17 tipos de bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas), o melhor resultado foi obtido pelos que consomem vinho, com maior proteção ao desenvolvimento de cálculos renais, com redução do risco relativo em 59%.
.
- O outro estudo foi realizado com 45.289 homens com idade entre 40 e 75 anos. Eles foram seguidos por um período superior a seis meses e analisados quanto ao consumo de 21 tipos de bebidas, incluindo as alcoólicas. O vinho reduziu em 39% o risco relativo de desenvolvimento de cálculos urinários.
.

Um comentário:

  1. Érika,
    Depois coloca aqui no blog, pra gente, informações sobre dietas. Sei que hábito de beber vinhos, tem papel influente nisto... hehehehe...
    Beijos e boa semana =)

    ResponderExcluir