8 de novembro de 2011

Armazenando seu vinho!

Apesar da minha idade (25 aninhos!!!) já sou apreciadora e amante de vinhos há muito tempo...mais por influência dos meus pais do que por qualquer outra coisa, mas tambem por viajar muito e na hora de pedir um prato sempre pensar no que vou tomar junto com ele!!! Mas, ser apreciadora de um bom rótulo não necessariamente significa ser conhecedora e "entendida". E por isso tenho pesquisado bastante, feito cursos e lido muito a respeito vinhos e gastronomia (e cá entre nós, quanto mais agente lê mais agente vê o quanto sabe pouco né? tem muita informação legal por aí...).
Bom, pra não esticar muito o assunto, minha mamãe me deu de presente um livro EXCELENTE sobre vinhos (Le Cordon Bleu - Vinhos)...ele eh uma maravilha e tem de tudo...desde "como comprar o vinho" até a "história do vinho"!!
E quero dividir com vocês página por página...vou começar pelo meio do livro no capítulo: "Como armazenar o vinho"..vou ter que resumir pra nao ficar muito comprido, mas vamos lá...
A armazenagem do vinho é importante pois o modo como ele é guardado afeta seu desenvolvimento na garrafa, tanto em relação a epoca em que estará pronto para ser bebido, quanto a maneira como os componentes do vinho (acidez, tanino e fruta) evoluem e se integram...Essas condições também afetam o rótulo da garrafa (que é importante para uma boa apresentação e tambem na revenda dos itens..)

Então, devem ser averiguadas as seguintes condições:
Temperatura: a temperatura ideal é entre 10ºC e 15ºC, e é importante que ela seja constante. A pequena variação não interfere, mas mudanças extremas causam dano. Como o ar quente é leve e sobe e o frio pesado e desce, deve-se colocar os vinhos brancos e rosés embaixo e os tintos em cima.
Umidade: a umidade ideal é entre 60% e 80%. Se o ambiente for mais umido não afeta o vinho, mas pode estragar o rótulo. Mas, se for mais seco a rolha resseca e o vinho evapora.
Luz:  A luz do sol pode atravessar o vidro e deteriorar o vinho. O ideal é guardar os vinhos em lugares escuros.
Ventilação: é bom manter uma corrente de ar na sua adega, para evitar mau cheiro que pode afetar o perfume do vinho.
Estabilidade: conserve seus vinhos em locais estáveis, sem vibrações ou movimentações
Posição: mantenha seu vinho na horizontal para evitar o ressecamento da rolha e deixar que ela se encolha e permita a entrada de ar no vinho. Se for tomar um vinho que está armazenado há muito tempo, coloque-o na vertical algumas horas antes de servir, para que a borra se assente no fundo da garrafa...

O livro dá umas dicas de como guardar seu vinho em casa, que eu acho bastante importante para quem pretende guardar alguns rótulos de safras especiais para consumi-los daqui alguns anos...ou até mesmo compra para consumo rápido...
As sugestões de alguns lugares mais ideais são: um local que é pouco utilizado, uma sala pequena, armario ou canto de uma sala...o livro tambem sugere uma garagem ou área de serviço, contanto que esses locais sejam isolados do frio e calor intensos.
É necessário evitar:
- dentro ou perto da cozinha. por causa das variações de umidade e temperatura.
- proximo a fogões, fornos, caldeiras, lugares que gerem calor ou causem vibrações
- num sótão ou porão, pois podem ficar muito quentes no verão ou frios demais no inverno
- qualquer lugar que haja muita iluminação solar. Pois a luz e o calor afetarão o vinho de forma adversa.

Antes de começar uma coleção de vinhos fique atento a todos esses detalhes, p/ você não correr o risco de perder seu investimento e acabar estragando um produto muito bom!
Vou colocar uma fotinha lá da loja, pra quem não conhece ter uma noção de como são armazenados os nossos vinhos e ter a certeza de que tudo que você vai comprar conosco estará em perfeitas condições (temperatura, iluminação, ventilação, etc etc...)!!! Esse é um grande diferencial da nossa loja em relação aos demais lugares onde se encontram vinhos (supermercados, padarias, etc...)!!!


Tim-tim!!

Patty Cestari

2 comentários:

  1. Patty!
    I am so so so proud of you!!!! Well done and I must say... even though I am VERY good at drinking the wine (as you know) I have just learned a lot from you.... love you lots and miss you heaps and heaps!!
    Veronica
    X o X o

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando o blog Patty...eta menina de atitude!!!
    Beijos
    Selma

    ResponderExcluir